domingo, 19 de janeiro de 2014

O entrenhar

Já não sei qual é o anúncio que tinha a célebre frase: "primeiro estranha-se depois entranha-se".

Esta introdução serve para tentar explicar-vos o que senti ao escolher esta fotografia como a que mais gostei de uma sessão fotográfica que fiz ao Príncipe João (no final a explicação desta sessão fotográfica).
Já todos devem ter ouvido falar na regra dos terços, eu também. Nunca dei por mim a ligar muito a essa regra, pois entendo que devo fotografar como gosto e não estar sujeito a critérios estranhos à minha forma de fotografar. Mas, lá vem o mas, das diversas fotografias que tirei a este boneco, foi precisamente esta (que respeita a regra dos terços) que mais gostei.
Primeiro estranha-se, depois entranha-se.



Este é um dos três bonecos feitos em massa de moldar para o bolo de aniversário da Menina R em 2011. O tema do bolo era o filme da Disney Robin dos Bosques.

Desde maio de 2011 até agora, ainda conservamos o Príncipe João e o Sir Hiss (a cobra matreira), mas o estado dos bonecos estava-se a degradar e tivemos de os deitar fora. Antes de os deitar fora, fiz uma sessão fotográfica ao Príncipe João, que em abono da verdade, está um verdadeiro espectáculo.
Os bonecos foram feitos à mão com massa de moldar própria para bolos. 

5 comentários:

  1. Grande inovação no tema !

    Pelos vistos, mesmo involuntariamente, a Regra dos terços lá se impôs...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Acho que o slogan era da coca-cola…acho…
    Quanto às regras, acho que elas só foram mesmo feitas, para serem quebradas…mas às vezes até dão jeito. Tenho muita inveja da menina R, não fosse o bolo de 2011 e roubava-lho!

    ResponderEliminar
  3. Como vos percebo. Tenho também guardados no congelador os bonecos dos bolos do Diogo do batizado e do aniversário e nem sei para quê...

    Quanto à regra dos terços, confesso que quase sempre procuro respeitá-la, pois acho que faz sentido e realmente, regra geral, as fotos ficam melhores.

    ResponderEliminar
  4. Tens razão em tudo, o slogan foi feito para a coca cola em 1928 por Fernando Pessoa, sim esse mesmo, e quanto às regras, elas existem para serem, conhecidas, respeitadas e quebradas, só assim é que se consegue ver os diferentes resultados e a melhoria dos nosso trabalhos. Abraço

    ResponderEliminar
  5. Já todos disseram que as regras existem para serem quebradas. Mas sem sombra de dúvidas que se as regras existem, é porque existe uma razão de ser. E aqui tens a prova.
    Em fotografia tudo é permitido, mas nem tudo faz realmente sentido.

    Mas sendo os bonecos de massa de moldar, isso não quer dizer que eram comestíveis?
    É que já me estava a imaginar a comer uma sande de Príncipe João.
    :-P

    ResponderEliminar