quinta-feira, 29 de maio de 2014

As verdades



- Sabes Rosário, tudo isto que estás a ver foi o meu filho que fez. - Disse a Margarida com uma voz plena de orgulho.
- Fez?!! Mas o quê?? – Respondeu com um tom de voz de quem não percebeu nada.
- Tudo o que vês neste jardim, a relva, as árvores, este caminho, as pessoas, a Torre dos Clérigos, tudo. - Disse ainda mais orgulhosa a Margarida.
- Estás a brincar comigo. Como é isso possível? - Bastante incrédula perguntou a Rosário.
- Sabes, a Câmara Municipal do Porto encomendou ao meu filho a reestruturação deste jardim e ele, ainda se ofereceu para construir uma nova Torre dos Clérigos, já que a original foi vendida aos chineses. – encheu os pulmões e de rajada disse – Este caminho foi feito com escamas de peixe, colou-as uma a uma. A relva do jardim são palitos que ele pintou de verde e enterrou-os na terra, um a um. Mas fez de uma forma, que quando está vento, eles ondulam. As oliveiras, são vassouras de varrer que ele, com um canivete, moldou-as até ganharem aquela forma. As pessoas que vês no jardim são feitas com pasta de papel, mas por dentro tem um elaborado sistema de engrenagens que permite o movimento delas, comportam-se como se fossem mesmo pessoas de verdade. Este candeeiro à nossa beira, foi feito com fósforos, colou-os um a um, de noite acende, pois ele apanhou pirilampos e colocou-os em vez da lâmpada. Mas o que eu mais gosto é da Torre dos Clérigos. Foi toda feita com legos. Ainda se vê o guindaste que lhe chegava os legos quando ele estava lá em cima quase a acabar a torre.

Era notória a emoção na sua voz, parecia mesmo que estava a falar do melhor filho do mundo. Já a sua amiga Rosário, com inveja ou não, não partilhava do mesmo sentimento.
- Sabes Rosário, o teu filho também não te disse que aquela namorada toda escultural que ele tem, era uma boneca insuflável que ele adaptou?

6 comentários:

  1. Queria saber o que é que elas fumam, ou melhor, o que é que o Questiuncas fuma.
    Se não é uma questão de fumo, então terá de ser uma questão de bebida. Se não é uma questão de bebida, então será uma questão de snifadela. Se não é uma questão de snifadela, então será uma outra qualquer situação ligada a consumo de substâncias ilícitas. É a única justificação que encontro, para pegar nesta fotografia e criar um texto tão rocambolesco que é maior que a própria fotografia. Agora isto já nem pode ser considerado como uma simples couve. Quanto muito isto é uma couve daquelas enormes, já maiores que uma pessoa.
    :-D

    E agora fico para aqui a pensar com os meus botões. Mas qual é a pessoa honrada e trabalhadora, que consegue andar a tirar fotografias às cinco e oito da tarde? Ou será que o tempo para almoço para esses lados, são das 12:00 às 18:00?
    :-D

    Mas falemos da fotografia que é isso que realmente aqui me trás. Acho que está tudo muito bem. Como sempre, a Yashica não deixou-o ficar mal.
    Ainda não fui a esse "novo jardim". Das vezes que passei por aí, apesar de já estar pronto, ainda estava fechado. Se calhar amanhã ainda passo por aí, para tirar também algumas fotografias... vamos lá ver se concretizo os meus planos. :-D

    ResponderEliminar
  2. As verdades... da mentira...
    Uma coisa será sempre certa... o oposto da mentira, nunca voltará a ser verdade...
    O texto está excepcional, pelo que o considero uma couve... bem portuguesa... e das grandes.
    E a foto está para lá de excelente.
    Realmente foi pena o guindaste... dos legos.
    Mas quase que passa despercebido... no meio das verdades...
    Grande post, Questiuncas!
    Altamente!!!... Como o guindaste...
    Um abraço
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Que história maravilhosa saiu da cabeça do QUESTIUNCAS !

    A imagem também me agradou, meu caro.

    O Mac está em casa, mas o sistema operativo está diferente e ando para aqui às aranhas.
    Para já, não consigo enviar e-mails !

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. A fotografia está muito bem... gostei do p&b, etc... e também já tinha ouvido muitas histórias deste local, da porta das oliveiras (uma das principais entradas da cidade do Porto quando havia muralha fernandina). Mas está história está fabulosa!!! O Nicolau Nasoni dos Legos dominava os brinquedos!!! :D

    ResponderEliminar
  5. Bem criativa esta história, ainda esta semana andei por ai.

    ResponderEliminar
  6. Imagem e texto, uma maravilha. complementam-se.

    ResponderEliminar