terça-feira, 30 de setembro de 2014

As modernices



- Então Leonor, gostas? disse ele todo contente. De todos os mosteiros, igrejas, catedrais e capelas é este o meu eleito.

- Olha Fernando - disse ela com uma voz menos contente do que a dele – Se queres casar comigo, tudo bem. Se queres casar aqui no Mosteiro de Leça do Balio, tudo bem. Se queres casar no próximo dia 15 de Maio de 1372, que assim seja. Mas fica já a saber, no dia do casamento, se aqueles carros ali em baixo à direita ainda lá estiverem, recuso-me a casar. Ainda pode vir alguém a querer anular o casamento alegando modernices do século XX.

Yashica Mat 124G
Ilford FP4 Plus 125
f/11
1/250 s
Mosteiro de Leça do Balio, 31-07-2014

4 comentários:

  1. Essa Leonor tem muito que se lhe diga, tem um historial de exigências e de comportamentos pouco comuns para uma mulher da época, agora quer mandar tirar os carros daí, talvez seja o melhor pedido que fez, pois um monumento com essa beleza merece estar desimpedido com as modernices do século XX.
    Adorei o diálogo e a foto.

    ResponderEliminar
  2. Em cima está a couve e aqui deixo a verdade:
    Um rei que tem o título de "O Formoso", acorda um casamento com a D. Leonor de Castela. Porém, à última da hora muda de ideias e interessa-se por D. Leonor Teles de Menezes, que já era mulher casada. Ele mexe os cordelinhos e arranja forma do casamento dessa D. Leonor Teles de Menezes ser anulado. Pelo que nesse dia 15 de Maio de 1372 casa-se com ela, praticamente às escondidas, mas o povo e a nobreza não gostaram e existe uma forte onda de contestação. Onze anos depois, o rei morre com 37 anos, provavelmente vitima de tuberculose, mancando o fim da dinastia de Borgonha e criando a primeira crise dinástica em Portugal.
    :-)

    Nunca fui ao mosteiro de Leça do Balio... Falha minha. Eu sei.

    ResponderEliminar
  3. Essa Dª Leonor era uma mulher tramada, diz a lenda que após o matrimónio com Fernando, o Formoso, começou a espancá-lo cada vez que ele não satisfazia os seus caprichos...diz que até ficou desfigurado e passou a ser denominado de Fernando, O saco de Boxe...couves à parte, gosto muito da fotografia, da perspectiva / composição que escolheste.
    1 bj

    ResponderEliminar
  4. olha só o dono deste blog a fotografar num dos meus "estúdios" favoritos!

    este casamento é histórico, até porque sucede o primeiro "divórcio" documentado em Portugal!!! A imprensa cor de rosa medieval vendeu durante anos graças a este acontecimento!!! :)

    Tal como a Rute disse este casamento levou mais tarde a crise de 1383-1385, mas como há males que vêm por bem, essa crise levou-nos a 2ª dinastia - a melhor que Portugal conheceu. Foi nessa altura que deixamos marcas em todo o lado, que cerca de 500 anos depois ainda são relembradas por várias culturas a volta do mundo.

    ResponderEliminar