quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A outra senhora


No passado dia 25-01-2015, o Paulo César Silva publicou mais uma das suas excelentes contrastadas fotografias.
Como no dia 27-01, obrigatoriamente iria passar naquela rua, levei a minha máquina fotográfica para também tirar uma fotografia à senhora sentada na rede.
Azar, já não lá estava a senhora sentada na rede.
Mas nem tudo foi azar, pois tive a sorte de tirar uma fotografia a uma senhora que estava a olhar para onde esteve a outra senhora sentada na rede.

Como nota de curiosidade, a fotografia do Paulo César Silva foi a escolha da semana do blog do Remus. Se quiserem ver uma excelente selecção de fotografias é só seguir este link.

14 comentários:

  1. Com isto tudo, eu acho que o senhor Questiuncas já se está a armar.
    Primeiro, tem andado a tentar imitar grandes nomes da fotografia mundial e quem sabe, inter-planetária. Primeiro, tentou imitar o grande Sebastião Salgado. Depois, tentou imitar a grande sabedoria do João Menéres e a grande besta que se dá pelo nome Remus. Agora quer tentar imitar a magnificência do excelentíssimo senhor das coisas grandes(*) Paulo César Silva.
    O que se segue? Qual vai ser a próxima vitima da imitação? Vai imitar Spencer Tunick?

    Segundo: Como é que sabe que a menina não estava sentada na rede. Eu acho que o lugar da fotografia original não era este. Que a fotografia original foi tirada mais lá ao fundo. Quem sabe se a menina não estava escondida por detrás do próximo poste de iluminação!?

    Terceiro: Desde quando que as minhas escolhas da semana, são motivo de júbilo e de notícia? Se fosse uma personalidade bem considerada e especialista, tudo o que eu dissesse era considerado lei. Mas como não sou, as "minhas escolhas" são as "minhas" escolhas e reflectem exclusivamente o meu gosto pessoal. Nada mais.

    Quarto: Noutros tempos, existia todas as semanas, pelo menos uma fotografia do tema "Portas e afins". Já se passaram 3 semanas desde a última publicação de uma fotografia desse tema. E por sinal, foi a fotografia número 99. Seria esperar que a fotografia 100 fosse publicada logo a seguir, mas não. Mais uma vez, o Questiuncas está a armar-se aos cágados(**).

    (*) Por "coisas grandes", entenda-se grandes fotografias com grandes contrastes. Porque quanto ao resto, não faço a mais mínima ideia se é grande, pequena, assim-assim ou inexistente. Não sei nada de nada.

    (**) Cágados com acento no primeiro a. Se bem que acredito, que sem acento, neste caso também se poderia aplicar.

    PS: Acha que um robô, consegue escrever este comentário todo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que grande texto. Até parece um tratado.

      1º - Confesso que tive de ir pesquisar quem era o Spencer. De vez em quando vejo uma notícia a dizer que mais uns rapazinhos e rapazinhas em pelote deitaram-se num sítio qualquer para este senhor tirar ums fotografias. Sinceramente, não ligo ao trabalho deste senhor. E digo mais, levei a peito o que está escrito naquele parágrafo, considerei uma provocação e quem sabe se não vou tentar imitar os grandes nomes da fotografia. Mas primeiro faltam-me apresentar duas fotografias, por acaso, ambas sugeridas pelo Remus.

      2ª - Quanto ao local, acho que é aquele. A perspectiva é que não é coincidente, tal como a distância focal usada.
      3º - É claro que as escolhas da seman são motivo de júbilo e de notícia. Pelo menos, quando as escolhas recaem sobre fotografias minhas (o que já aconteceu por 2 vezes, que me recorde assim de momento)
      4º - Ler a última frase do ponto 1. A porta 100, vai muito mais além de uma simples fotografia e ainda não reuni nas melhores condições todos os elementos idealizados. É favor esperar. A paciência é uma qualidade dos humanos, dos robots acho que não.

      Afinal a minha resposta também foi um tratado.

      Eliminar
    2. «Mas primeiro faltam-me apresentar duas fotografias, por acaso, ambas sugeridas pelo Remus.»
      Mas por acaso eu alguma vez sugeri alguma coisa? Para além de agora ser robô, serei também alguma espécie de sonâmbulo e digo coisas sem saber?

      Eliminar
  2. QUESTIUNCAS

    Há meia dúzia de anos o SPENCER TUNICK esteve na Vila da Feira e conseguiu pôr a multidão em pelote ( crianças e tudo...).

    ResponderEliminar
  3. O REMUS tem razão : a do Paulo é mais abaixo.

    ResponderEliminar
  4. Fiquei a saber que ambas as fotos foram tiradas na R. das Flores e que o Questiuncas não encontrou a espreguiçadeira para se poder refastelar, mas pelo que vejo, ou foi muito cedo, ou as lojas já tinham fechado.
    Na foto do Paulo até confundi o sexo da personagem, já o Questiuncas colocou uma louraça que não deixa dúvidas quanto ao sexo...bom , isto digo eu, porque quem vê caras.... :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deveriam ser 10 horas, ainda era muito cedo para se sentar na rede. Ainda devia estar deitada a recuperar da noitada. Digo eu, que às vezes sou má língua.

      Eliminar
    2. Dia 27, terça-feira, 10 horas da manhã... não era suposto estar a trabalhar?
      Mas que rebaldaria vem a ser esta?
      Agora que sei a morada, vou ter que mandar uma carta para o chefe a fazer queixa?
      :-D

      Eliminar
  5. Bem... não estava lá a senhora da rede... mas pelo menos o poste não desiludiu e manteve-se lá... hirto e firme... eu teria prestado homenagem ao dito cujo... e não o teria feito perder a cabeça...
    A Rua parece-me bem agradável, mesmo em altura de pouco movimento...
    Bela foto... também gosto desta versão colorida... para estar perfeita, para meu gosto... falta a cabeça do poste, já que esta versão, não tem tantos elementos distractivos para apreciar, quanto a foto do Paulo...
    Abraços apressados
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Rua das Flores desde que foi renovada, ganhou outra vida. E pelos visto, tem quase sempre algum motivo para fotografar.

      Eliminar
  6. cumpriste o prometido. e o local é mesmo este. eu estava mais junto da parede e mais distante (maior distancia focal), a foto é a p&b mas dá para ver que é o mesmo local e senhoras sentadas na rede não é todos os dias! mas ficas-te com uma loira para compensar... e o "teu" poste ficou vertical.
    gostava de saber como o casal passou pelo poste... um de cada lado, passaram ambos do mesmo lado ou através do poste?!!
    e claro que concordo com o Remus, que armado em carapau de corrida, acha que devia deixar-se de armar-se aos cágados e publicar a porta n.º 100!!!! ;)
    obrigado pela referencia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não separe o poste o que Deus uniu.
      A Porta 100 está para vir. Não vai ser uma simples porta, estou a tratar do assunto.

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Para tirar esta fotografia fui prevenido.
      Imprimi a fotografia do Paulo para comparar na rua o local ao certo.

      Eliminar