sexta-feira, 10 de abril de 2015

T.P.C. de férias da Páscoa: o castelo

Para as férias da Páscoa o T.P.C. de história era construir um castelo, em qualquer material, com as dimensões máximas de 50 cm de comprimento e largura. E assim, o trio maravilha passou alguns dias das férias da Páscoa na construção do castelo.
Só falta dizer que o trio maravilha é composto pela Menina R, a minha afilhada, que podemos chamar de Menina T e o já vosso conhecido avô da Menina R (quem não se lembra das fotografias que aqui coloquei do presépio que ele fez - 05-01, 06-01, 07-01, 08-01 e 09-01-2015).
Aqui ficam algumas fotografias:




11 comentários:

  1. Quem tem um avô habilidoso nas artes dos trabalhos manuais, tem tudo.
    Mas agora fica a dúvida. Será que não foi o avô que fez 80% do trabalho e as netas só fizeram 20%?
    Ou será que o avô só deu uma dicas e foram as netas que cortaram, colaram, pintaram e embelezam o castelo?

    A menina R mostra-o na escola e já sabemos que irá fazer ou até já fez, o maior sucesso. Depois traz novamente para casa e no próximo natal, ele até pode ser um das novas peças do famoso presépio. Uma peças destas não se pode perder...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Remus diz maravilhas do castelo, mas nem uma palavra, nem uma letra para o trabalho do fotógrafo.
      Uma injustiça.

      Eliminar
    2. Posso dizer que estou a pagar com a mesma moeda...

      Eliminar
  2. Excelente trabalho, que não deve ter sido fácil de concretizar. Adorei o pormenor da ponte levadiça, só faltaram os princípes, princesas, aias e cavaleiros, mas compreende-se com este solinho foram dar uma voltinha.
    Os desfoques da 5ª,, 8ª e 9ª estão excelentes. Só ainda não descobri alguns dos materiais utilizados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Materiais:
      embalagens de cartão, cartolina preta, papel de revistas, areia, cola branca, cola UHU, serrim, pó cor de chocolate e cor verde, paus de gelado, 1 pau de espetada, 2 ilhós, 2 pesos, taxas, corrente, tinta preta, tinta dourada, fita tesa crepe, papel celofane azul, papel cinzento e uma base para pousar o castelo.
      Só tenho pena do fosso não ter crocodilos ou piranhas.

      Eliminar
  3. Muitos parabéns a todos os intervenientes nesta pequena obra de arte! Está mesmo muito bem feito e para que tal fosse possível teve que haver muitas dedicação e trabalho. As fotografias são excelentes porque todas elas abarcam ângulos interessantes do Castelo. Estão todos de parabéns.
    Bjhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço as simpáticas, mas certamente honestas, palavras da Rute.
      Ao contrário do seu companheiro de parcerias, reconheceu o trabalho do fotógrafo. É nestes pormenores que se vê que a Rute é feita de outras loiças, não é porcelana made in china como o Remus.

      Eliminar
  4. uau! ficou fantástico o castelo. até tem ponte levadiça que funciona!!! só é pena não ter tubarões ou crocodilos no fosso, e uma bandeira na torre de menagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tivemos alguns problemas com as associações defensoras dos direitos dos animais, pelo que o fosso ficou só com água.

      Eliminar
    2. Só faltou dizer que a bandeira era para ser a do F.C.P., mas a bordadeira disse que não ficaria pronta a tempo, pelo que optamos não colocar nehuma bandeira.

      Eliminar
  5. Mãos habilidosas e muita paciência! Só não percebo uma coisa (que me parece ser igual em todas as escolas): se as crianças vão de FÉRIAS porque é que têm TPCs?!?!

    ResponderEliminar