quarta-feira, 18 de maio de 2016

P52-A - 20

As três fases de um engraxador de sapatos: 
              1. quando não está ao serviço; 
              2. quando está à espera do cliente e
              3. quando está a trabalhar.
Infelizmente, na fotografia não estão retratadas estas fases pela ordem correcta.
Mais perto está a fase 2, depois a 1 e finalmente a 3.

Mais uma vez, aguarda-se a actualização do mapa, tão bem elaborado pelo Remus.
E porque não uma breve explicação de como se faz este tipo de mapa.


Olympus OM1
Fujifilm Pro 400H
f/8
1/125 s
07-03-2016, 13h10, Praça da Liberdade, Porto.

6 comentários:

  1. Também pode ser um engraxador de botas... se escolher umas, ao estilo Júlia Roberts no Pretty Woman... teria muito para engraxar... :-D
    Até parece que estou a ver umas... a passar ali em frente... numa loura de calçõezinhos...
    Mas se calhar... teria mais freguesas, em alguma esquina... do que no meio da praça, esse engraxador... :-D
    Adorei a imagem! Se calhar só teria feito um ligeiro cortezinho à direita... para eliminar uma pessoa que ficou serrada a meio...
    Boa foto!... Boa semana!...
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Se as fases não estão correctamente retratadas, então o fotógrafo devia ter ordenado que os modelos se colocassem por ordem. Afinal de contas, nas grandes produções fotográficas é assim que acontece. Não vejo porque motivo não aconteceu o mesmo nesta super produção fotográfica do dia 7 de Março de 2016.

    O modelo em primeiro plano está demasiado descontraído. Até parece que está a fazer publicidade às botas, que por sinal estão bem engraxadas, enquanto aquece as mãos junto à tomat.... piiiiiiiiiii.
    :-)

    Para que ninguém me acuse de escrever, escrever e não comentar a fotografia, aqui vai o meu comentário: (onde é que eu já li isto?)
    Uma verdadeira fotografia de rua, em que o texto associado, abriu uma nova perspectiva para que olhássemos para ela com outros olhos.

    PS: O mapa foi actualizado. Em relação à explicação... é segredo. Não posso estar sempre a desvendar os meus segredos, porque acabo por perder o encanto mágico. :D

    ResponderEliminar
  3. João: É o mapa do tesouro.
    https://www.google.com/maps/d/embed?mid=1yF6eKdJFH3wch3YSpszID8hiUPo
    Neste momento já vai no F, mas quando chegar ao X... então o local do tesouro com o ouro e as pedras preciosas será desvendado.
    :-)

    ResponderEliminar
  4. Uma excelente fotografia de rua e note-se, não estou a dar graxa :P
    Por cá já não se vêem engraxadores. Quer-me parecer que o Questiuncas pediu ao primeiro engraxador para tirar a foto e depois sentou-se todo satisfeito porque conseguiu captar um belo momento. :)

    ResponderEliminar
  5. Vi-me aflita para encontrar um terceiro engraxador!... a idade não perdoa!!! Como é que eu haveria de encontrar uma pessoa que não estava lá?...
    Adoro estas fotografias de rua. Há muitos, muitos anos que não vejo um engraxador, talvez desde os meus tempos de faculdade nos quais eu ia todos os dias para Lisboa e na Baixa Lisboeta viam-se muito.
    Foi bom ter vindo aqui, fez-me relembrar bons tempos :)
    1 bj

    ResponderEliminar