quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Vulcão dos Capelinhos

Li hoje que passam 50 anos do início das erupções do Vulcão dos Capelinhos.
Em 27 de Setembro de 1957, na ilha do Faial, freguesia do Capelo, a cerca de 300 metros da ponta dos Capelinhos, pelas 06,45 horas, ocorreu a primeira erupção submarina.

(a imagem reporta acontecimentos posteriores a 27-09-1957)

Faço um post sobre o Vulcão dos Capelinhos porque já lá fui e adorei.
Quando era pequeno, numas férias de Verão, fui com os meus pais aos Açores.
Visitámos 4 ilhas, Terceira, Faial, Pico e S. Miguel.
No Faial, obrigatoriamente (mas com muitíssimo prazer) fomos ao Vulcão dos Capelinhos. É de facto um local fantástico. Também fomos ao Museu do Vulcão dos Capelinhos, a visita é obrigatória.

Na altura, deram-me uma fotografia, tamanho A3, que era uma vista aérea sobre o Vulcão dos Capelinhos, ainda a tenho em casa.
Nos últimos escritos que li sobre o Vulcão dos Capelinhos, falava-se sobre a rápida erosão, que fez perder, nos últimos 50 anos, dois terços dos 2,4 quilómetros iniciais de cinzas.

Para se saber mais e ver excelentes fotografias é ir ao site comemorativo do 50º aniversário.

1 comentário:

  1. Fcio contente de teres gostado do vulcão dos capelinhos. Eu sou cá do Faial e por acaso vou visitar o museu amanhã numa visita de estudo. ;)

    ResponderEliminar