Nesta aqui não vejo nenhuma vendedora. Ainda estive à procura que estivesse alguém ali a espreitar por entre as bananas e os abacaxis, mas não vi nada. :-)
E nesta aqui, já posso fazer o mesmo comentário do João Menéres na última fotografia. Tenho pena que o 1º plano esteja desfocado.
Tens razão, não viste nenhuma vendedora, mas vistes, sem saber, um vendedor. O título desta fotografia não é o mais correcto, deveria ser: o vendedor cabeça de melancia. Depois de te dar esta dica, vê lá se descobres onde está o vendedor.
Então, isto é uma fotografia com rasteira. Mas já vi o tal "home". :-)
Uma pequena adenda ao meu comentário anterior: Quando fiz o comentário anterior, em que disse que tinha pena que o 1º plano tivesse ficado desfocado, não tinha em mente a ideia de que faria um melhor trabalho. Que se tivesse sido eu a fazer a fotografia, deixaria o primeiro plano focado. Tenho a certeza absoluta que não faria. Tenho a certeza absoluta que só faria um pior trabalho.
Foi simplesmente uma afirmação, como daquelas que fazemos quando vemos as nossas fotografias analógicas pela primeira vez: "Nesta fotografia devia ter feito ...".
Aqui, vejo-me obrigada a concordar com o Remus... de vez em quando, lá calha... Não havendo nenhum elemento, que nos obrigue a centrar a nossa atenção, algures no meio da fotografia... o que sempre nos começa por chamar a atenção, será o que surge em primeiro plano. De resto o enquadramento até está excelente. Só o ponto de focagem saiu um bocadito ao lado... nada que a mim não me aconteça all the time, a todo o instante e hora... o que eu tenho de fotos perdidas por conta de focagem mal feita... não lembra a ninguém... mas nunca as apago para ver bem onde asneirei... e para me lembrar disso, na próxima foto. Por aqui, hoje não vejo nada de hortaliça... pelo que vou ficar a aguardar por umas folhas de couve, do Questiuncas, por estes dias... para fazer um caldo verde... lá na minha chafarica, no meu último post... but there is no hurry... Um abraço Ana
Vê a resposta que dei ao Remus e tenta procurar o vendedor. Este é o problema de fotografar em analógico, não se vê o resultado de imediato, uns instantes antes via-se perfeitamente o vendedor.
cá está mais uma imagem do mercado mais fotogénico de Portugal, e arredores... :) desta vez a zona desfocada (em primeiro plano) tem muito peso na imagem, e se fosse eu preferia focar o primeiro plano e desfocar o fundo... mas não fui eu!!! :P isto é uma digitalização do filme ou da cópia em papel? está um p&b excelente. a trilogia está quase a ser revelada na totalidade! fico a aguardar!
Foi feita digitalização apartir do negativo, a única edição que tem é passar de TIF para JPEG. Quanto à focagem, de certa forma, foi propositada, se reparares a focagem está +/- a meio da fotografia, onde está o vendedor. Tive de usar esta abertura e velocidade também por causa da luz que não era muita. Para ficar com a fotografia toda focada, teria de diminuir a abertura, o que implicaria diminuir a exposição, o que por sua vez poderia provocar que a fotografia ficasse tremida.
realmente não tinha visto nenhum vendedor, e mesmo olhando bem não é fácil descobrir... e parece não ter cabeça!! :) como dizes, para a foto ficar toda focada, a abertura tinha de ser muito pequena mesmo, e porque neste tamanho de filme (porque usa distancias focais maiores) a profundidade de campo nunca é muito grande.
Do lado esquerdo do plástico da Fnac? Mas onde é que o homem enfiou a cabeça? Agora sei a quem vou mandar a conta do aumento das dioptrias... Se faz favor, numa próxima foto, quero ver uma coisa que se veja logo à distância... pode ser girafas!!! Muito agradecida!!!!
Nesta aqui não vejo nenhuma vendedora.
ResponderEliminarAinda estive à procura que estivesse alguém ali a espreitar por entre as bananas e os abacaxis, mas não vi nada.
:-)
E nesta aqui, já posso fazer o mesmo comentário do João Menéres na última fotografia. Tenho pena que o 1º plano esteja desfocado.
Tens razão, não viste nenhuma vendedora, mas vistes, sem saber, um vendedor.
EliminarO título desta fotografia não é o mais correcto, deveria ser:
o vendedor cabeça de melancia.
Depois de te dar esta dica, vê lá se descobres onde está o vendedor.
Então, isto é uma fotografia com rasteira.
EliminarMas já vi o tal "home".
:-)
Uma pequena adenda ao meu comentário anterior:
Quando fiz o comentário anterior, em que disse que tinha pena que o 1º plano tivesse ficado desfocado, não tinha em mente a ideia de que faria um melhor trabalho. Que se tivesse sido eu a fazer a fotografia, deixaria o primeiro plano focado.
Tenho a certeza absoluta que não faria. Tenho a certeza absoluta que só faria um pior trabalho.
Foi simplesmente uma afirmação, como daquelas que fazemos quando vemos as nossas fotografias analógicas pela primeira vez: "Nesta fotografia devia ter feito ...".
Aqui, vejo-me obrigada a concordar com o Remus... de vez em quando, lá calha...
ResponderEliminarNão havendo nenhum elemento, que nos obrigue a centrar a nossa atenção, algures no meio da fotografia... o que sempre nos começa por chamar a atenção, será o que surge em primeiro plano.
De resto o enquadramento até está excelente. Só o ponto de focagem saiu um bocadito ao lado... nada que a mim não me aconteça all the time, a todo o instante e hora... o que eu tenho de fotos perdidas por conta de focagem mal feita... não lembra a ninguém... mas nunca as apago para ver bem onde asneirei... e para me lembrar disso, na próxima foto.
Por aqui, hoje não vejo nada de hortaliça... pelo que vou ficar a aguardar por umas folhas de couve, do Questiuncas, por estes dias... para fazer um caldo verde... lá na minha chafarica, no meu último post... but there is no hurry...
Um abraço
Ana
Vê a resposta que dei ao Remus e tenta procurar o vendedor.
EliminarEste é o problema de fotografar em analógico, não se vê o resultado de imediato, uns instantes antes via-se perfeitamente o vendedor.
cá está mais uma imagem do mercado mais fotogénico de Portugal, e arredores... :)
ResponderEliminardesta vez a zona desfocada (em primeiro plano) tem muito peso na imagem, e se fosse eu preferia focar o primeiro plano e desfocar o fundo... mas não fui eu!!! :P isto é uma digitalização do filme ou da cópia em papel? está um p&b excelente.
a trilogia está quase a ser revelada na totalidade! fico a aguardar!
Foi feita digitalização apartir do negativo, a única edição que tem é passar de TIF para JPEG.
EliminarQuanto à focagem, de certa forma, foi propositada, se reparares a focagem está +/- a meio da fotografia, onde está o vendedor. Tive de usar esta abertura e velocidade também por causa da luz que não era muita. Para ficar com a fotografia toda focada, teria de diminuir a abertura, o que implicaria diminuir a exposição, o que por sua vez poderia provocar que a fotografia ficasse tremida.
realmente não tinha visto nenhum vendedor, e mesmo olhando bem não é fácil descobrir... e parece não ter cabeça!! :)
Eliminarcomo dizes, para a foto ficar toda focada, a abertura tinha de ser muito pequena mesmo, e porque neste tamanho de filme (porque usa distancias focais maiores) a profundidade de campo nunca é muito grande.
Do lado esquerdo do plástico da Fnac? Mas onde é que o homem enfiou a cabeça?
ResponderEliminarAgora sei a quem vou mandar a conta do aumento das dioptrias...
Se faz favor, numa próxima foto, quero ver uma coisa que se veja logo à distância... pode ser girafas!!!
Muito agradecida!!!!