terça-feira, 26 de agosto de 2025

Série: 5 fotografias, possivelmente ao gosto do Remus, para justificar a falta de publicações de fotografias neste blogue : 2 de 5.


 

Remus quer incentivar-me a publicar mais fotografias, até iniciou uma série de 5 fotografias.

Até publicava mais regularmente, mas sou uma pessoa muito ocupada ou azarada
E para provar, vou iniciar uma série de 5 fotografias que justifiquem esta minha falta de tempo ou azar.


A segunda fotografia.

A Marinha abriu candidaturas para o NRP Rabelo Sandeman e inscrevi-me de imediato.

A nossa primeira missão foi uma viagem de circum-navegação ao Rio Douro, qual Fernão de Magalhães com a sua voltinha ao mundo.

Era minha intenção documentar toda a viagem e colocar neste blogue as fotografias, mas o azar persegui-me e aos demais bravos marinheiros.

Numa noite escura, estávamos a navegar calmamente quando avistamos o icebergue que chocou contra o Titanic. Numa manobra rápida e arriscada conseguimos desviar-nos do icebergue, mas não deu para evitar um grande choque com o Nautilus do Capitão Nemo, que andava na pesca ilegal da lampreia. Felizmente o NRP Rabelo Sandeman é robusto e conseguimos seguir viagem.

Ainda mal refeitos destes sustos, abateu-se uma grande tempestade com ondas de 18 metros, até os sáveis, golfinhos e tubarões ficaram enjoados, mas nós, bravos marinheiros, enfrentámos as ondas com grande mestria. Infelizmente com a ondulação, as pipas do vinho do Porto ficaram soltas e provocaram graves danos. Não no NRP Rabelo Sandeman, mas com o baloiçar todos os rolos de fotografia caíram ao rio ou ficaram esmagados pelas pipas.

Pensei, sem rolos, lá terei que utilizar o telemóvel. E assim foi, nos dias seguintes parecia um turista chinês, sempre a tirar fotografias.

Numa tarde de calmaria, já a navegar no Douro internacional estava a tirar centenas de fotografias às escarpas, às aves, quando de repente, um grifo deixa o seu majestoso planar para picar sobre mim. Pensei ser sobre mim, mas não. Foi sobre o meu telemóvel.

Concluindo, fiquei sem telemóvel e mais uma vez sem registo da viagem.

Portanto, está justificado o porquê de não ter publicado nada ultimamente.


Yashica Mat124G

Kodak Portra 400

f16

500 ms

20-05-2023, 14h17, V. N. Gaia.


1 comentário:

  1. Com esta fotografia retenho quatro coisas:

    - Não sabia que os barcos da marinha podiam entrar pelo rio Douro. Está certo que rio Douro está repleto de barcos/navios/rabelos, mas eles são de casco praticamente raso. Preparados para circular no rio.
    Agora os barcos da marinha, estão preparados para andar no mar e não sabia que pelo menos até junto à ponte de D. Luis eles podiam navegar.

    - Toda esta história tem ecos do problema causado pela gaivota e do meu xicolate. Uma história traumática, que ainda hoje me custa a reviver.
    https://questiuncas.blogspot.com/2014/10/trilogia-da-gaivota-que-me-roubou-o.html

    - Fico a saber que o Questiuncas não é verdadeiramente um homem do norte, porque todo o homem do norte sabe muito bem desemerdar-se. Quem não tem cão, caça com gato. Que é como quem diz, quem não tem rolos, fotografa com o telemóvel (essa parte ainda fez). Quem não tem telemóvel, rouba o telemóvel a outra pessoa e fotografa com o telemóvel dessa pessoa. Existe sempre alternativa para tudo. Um homem do norte sabe dominar muito bem a arte do desemerdanço.

    - O Questiuncas deu duas de seguida. Que orgulho! Se soubesse que era capaz disso, já tinha feito a minha série há mais tempo.
    :-)

    ResponderEliminar